08/10/2025
O desfile sustentável promovido pela Áster Máquinas, com apoio da Bom Futuro, apresentou as criações da oficina “Linhas de Inspiração”, desenvolvida pela Florescer Ação Social. O evento, realizado em 8 de outubro, integrou a programação da ação “Mãos que se unem para fazer a vida avançar”, com foco em aproximar empresários de iniciativas que unem sustentabilidade, economia circular e responsabilidade social.
As roupas apresentadas foram confeccionadas a partir de uniformes corporativos cedidos à instituição e produzidas por mulheres participantes do projeto. Além do reaproveitamento de materiais, o projeto promove capacitação profissional, geração de renda e o fortalecimento da autoestima das participantes.
Entre as alunas está Cecília Sales, de 68 anos, que sonha em abrir o próprio ateliê, e Marcella Janinne, de 21, que já aplica os conhecimentos adquiridos em seu trabalho. Para Laerte Medrado, 57, a experiência representou um grande avanço de conhecimento e autoconfiança. “As aulas estão sendo muito úteis para a minha vida. Estava triste após me aposentar, ociosa em casa. Além de aprender coisas novas, tenho convivência e amizade. Nunca imaginei ver uma peça feita por mim sendo apresentada em um desfile tão bonito”, contou Laerte.
O desfile contou com a participação de crianças atendidas pela Florescer em atividades de esporte, educação e cultura, que desfilaram, encantando o público e simbolizando o impacto social do projeto.
“A Florescer pode contribuir com o ESG de muitas empresas e, para isso, precisamos de investimentos. Dar a destinação correta aos uniformes é um desafio corporativo, e, na outra ponta, temos pessoas que precisam de oportunidades. Esse elo fortalece o presente e o futuro de milhares de famílias”, destacou Claudineia Voltolini, diretora-presidente da Florescer Ação Social.
Representando a Áster Máquinas, Luiz Piccinin, presidente da concessionária John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ressaltou o valor humano da iniciativa. “Foi um desfile encantador, com roupas infantis cheias de significado em sustentabilidade, economia circular e valorização de pessoas e comunidades. É uma honra fazer parte de um projeto tão inspirador”, afirmou.
A ação contou ainda com a presença de Marcelo Lopes, diretor de desenvolvimento de concessionários da John Deere, e de Leonardo Rossato, diretor administrativo e de serviços compartilhados da Bom Futuro. “Receber o projeto Linhas de Inspiração é uma honra e uma alegria. Empresas podem e devem ter um olhar mais comprometido com a comunidade. Que possamos inspirar outras organizações a seguir esse caminho”, afirmou Rossato.
O impacto do projeto também alcança as comunidades. Em Nova Olímpia, a Creche Municipal Aparecida Portilho Bento de Azevedo recebeu doações de roupas produzidas na oficina.
Essas e outras iniciativas reafirmam o compromisso da Florescer com a transformação social por meio da educação, da qualificação profissional e da sustentabilidade, reforçando o poder de parcerias quando empresas e comunidade se unem por um mesmo propósito.